Mais um post da série do Lado Natureba para alertar sobre alimentos que não devem ser oferecidos para crianças. Parceria com a nutricionista infantil Fabíola Frezza Andriola, que conduz a página Sabores do Bem – BLW e Introdução Alimentar Participativa.
Por que não dar nuggets para crianças?
O principal motivo: o que menos tem no nuggets industrializado é carne (seja de frango ou outro animal, conforme o “sabor” do produto.) Até usam uma base de sobras – tipo salsicha -, como pele, miúdos, patas, nervos e cartilagem. Mas têm também muita farinha e maltodextrina (açúcar), por exemplo.
Portanto, nuggets não podem ser considerados a porção de proteína da refeição. Só que é sempre usado como carne.
A nutricionista Fabíola alerta que o nuggets é uma mistura de vários ingredientes muito processados.
- Não é um alimento. É um produto alimentício. Principalmente, não é um alimento infantil.
Mas as crianças gostam tanto! Sim. Gostam porque tem bastante gordura e sal (em níveis preocupantes), além dos realçadores de sabor. Estes são os grandes vilões e viciam o paladar.
Sem falar nos conservantes e estabilizantes, que aumentam o prazo de validade. Os aditivos químicos podem induzir os processos inflamatórios no organismo.
Outro alerta da nutri: a maioria das pessoas prepara o nuggets frito. O produto já costuma ter gordura da pior qualidade e as pessoas acabam acrescentando ainda mais ao fritá-lo.
Mas sempre temos uma alternativa!
Fazer nuggets em casa é fácil e fica com muito mais sabor. Olhe essa receita como exemplo e crie:
Receita – Nuggets caseiro de peixe
Ingredientes:
1 quilo de filé de abrótea
1 colher copa de linhaça
1 colher sopa de quinoa
1 xícara de iogurte natural
Para temperar: sal marinho, tempero verde, pimenta, mostarda em semente. Mas pode temperar cada um do seu gosto.
Farinha de milho para a “casquinha” de fora do nugget
Modo de fazer:
Triturei no mixer o peixe, linhaça, quinoa, iogurte e temperos. Não fiz só com o filézinho porque tinha medo de dar pedaços com espinhas para as crianças.
Com uma colher, tirava as porções e passava na farinha de milho. Coloquei na forma forrada com uma proteção de silicone. Então, nem precisei untar.
Fiz assado. Não foi frito. Então, levei ao forno já aquecido por uns 30 minutos. Mas sugiro esperar dourar e experimentar.