Mais um post da série do Lado Natureba para alertar sobre alimentos que não devem ser oferecidos para crianças. Parceria com a nutricionista infantil Fabíola Frezza Andriola, que conduz a página Sabores do Bem – BLW e Introdução Alimentar Participativa.
Por que não dar bolacha maria e de maisena para crianças?
Sabe aquela marca tradicional, a Maizena? É uma farinha usada há décadas, que é amido de milho.
Só que as bolachas têm muito mais do que apenas esta farinha de milho e usam maizena (marca) ou maisena (farinha) no nome.
Há várias marcas no mercado. Olhem os ingredientes de duas delas:
“Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, gordura vegetal, amido, açúcar invertido, extrato de malte, sal, vitaminas: B1, B2, niacina, B6 e A, aromatizantes, emulsificante: lecitina de soja (INS 322) e fermentos químicos: bicarbonato de amônio (INS 503ii), pirofosfato ácido de sódio (INS 450i) e bicarbonato de sódio (INS 500ii). Contém Glúten.”
“Farinha de trigo rica com ferro e ácido fólico, açúcar, amido de milho, gordura vegetal, açúcar invertido, leite em pó, malte, sal, fermentos químicos: bicarbonato de sódio, bicabornato de amônio e fosfato monocálcico, emulsificante: lecitina de soja e aromatizantes. CONTÉM GLÚTEN.”
As bolachas maria vão na mesma linha.
A nutricionista Fabíola Andriola alerta que são produtos industrializados ultraprocessados.
Os ingredientes já são um alerta: começam com farinha branca refinada, seguida por açúcar. Lembrando: a lista mostra os ingredientes por ordem de quantidade.
Algumas marcas ainda têm gordura vegetal hidrogenada, que é a gordura trans, a pior que tem. Sem falar nos aditivos. Por não ser colorida, os pais acham que não tem corantes e aromatizantes artificiais.
- Os pais têm medo de dar uma banana inteira para um bebê de sete meses, mas não têm medo de dar essas bolachas. Isso é uma distorção. – desabafa a nutri.
Como são ingredientes baratos, a bolacha fica barata. Acaba sendo mais um atrativo.
Essas bolachas são, muitas vezes, dadas para crianças de menos de um ano! E bebês nem deveriam comer açúcar nesta idade.
Para crianças com tendência à obesidade, agrava o quadro. Para crianças magras que os pais querem engordar, até podem ganhar peso com um produto cheio de farinha e açúcar, mas não de uma forma saudável.
Como substituir?
Frutas frescas, frutas secas… Ou chips de batata, de berinjela, de abobrinha fatiados bem fininho e assados no forno.
Ou que tal essa receita da nutri Fabíola:
Cookie de banana com ameixa
- 1 banana madura
- 3 ameixas secas picadinhas (ou uva passa)
- 2 colheres de sopa de aveia em flocos
Esmagar a banana, misturar a aveia e as ameixas. Com a ajuda de uma colher, fazer os biscoitinhos. Untar a forma com óleo vegetal ou de coco e assar os cookies por 15 a 20 minutos em fogo médio.
Outras receitas aqui: Livro para baixar grátis na internet traz receitas saudáveis para bebês