Pediatra super ligado na questão nutricional, Flávio Melo indica oferecer sardinha já na introdução alimentar do bebê. É um peixe mais barato e cheio de boas propriedades nutricionais.
A sardinha é rica em ômega 3. Em especial, o DHA, que é muito importante para o desenvolvimento cerebral do bebê. O ômega 3 é uma gordura boa e que traz benefícios ao coração.
Além disso, a sardinha tem bastante cálcio. A nutricionista Rita Lamas pede que suas pacientes grávidas comam sardinha. Principalmente, as que não podem tomar leite por alguma restrição.
O pediatra Flávio Melo também lembra que a sardinha tem um ótimo custo-benefício. É um peixe barato.
O problema é estar, em geral, em óleo de soja. Mas já é possível encontrar em azeite de oliva.
- Os benefícios da sardinha superam os malefícios de ser um peixe enlatado.
Mas os pais podem comprar sardinha fresca. Pode ser cozida em panela de pressão, deixando bem fácil de desmanchar.
Lá em casa, dou sardinha na massa, com molho para o pãozinho integral, com arroz integral… E faz sucesso com as crianças – e com a gente!
A amiga Priscila Oliveira, mãe da morena linda Lulu, adaptou uma receita para uma pizza de sardinha totalmente integral! A massa é daquelas “pizzas de aniversário”, lembram? Sou fã. A Pri dividiu a receita com a gente:
Receita de Pizza Integral de Sardinha:
Ingredientes Massa:
4 xícaras de farinha integral
2 ovos
1/2 xícara de óleo
sal
água fria
1 colher de fermento químico
Ingredientes molho:
2 latas de sardinha
1 cebola picada
3 tomates pelados
alho
sal
orégano
Modo de fazer:
Massa: Mexa todos os ingredientes da massa com água até formar uma massa de bolo leve, não muito mole. Deixe o fermento para adicionar por último. Leve por 30 minutos ao forno, já aquecido.
Molho: Prepare o molho com a sardinha. Refogue a cebola, o tomate e o alho com sal e orégano. Acrescente as sardinhas em conserva e mexa até desmanchar.
Finalizando: Retire o massa do forno e acrescente o molho de sardinha. Faça pequenos furos na massa para o molho penetrar bem.