Mesmo com o assunto arquivado no STJD, o departamento jurídico do Grêmio segue atuando com força no suposto caso de racismo envolvendo o atacante Carlinhos, do Flamengo.
O Grêmio notificou os veículos de imprensa que repercutiram o acontecido, especialmente os que enfatizaram muito uma possível prática de racismo.
Após a notificação, vieram respostas que não deixaram o clube satisfeito, pois alegaram que a posição do Grêmio também foi divulgada. O pedido do Tricolor é por retratação.
Por isso, cumprindo um requisito legal, o clube está ajuizando pedidos de direito de resposta e, na sequência, se não houver a devida publicação, vai partir para ações indenizatórias.
Quanto ao Flamengo, o clube justificou que sua nota foi em cima do que Carlinhos reportou. Com isso, o Grêmio não tem uma posição definida, pois não pretende envolver o atleta na situação.
O suposto caso de racismo contra o atacante Carlinhos, do Flamengo, foi arquivado pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube carioca chegou a publicar uma nota oficial informando que o atleta havia recebido ofensas na Arena na partida realizada no dia 22 de setembro.
A procuradoria do STJD não viu elementos que pudessem referir qualquer conduta de racismo do Grêmio ou dos torcedores identificados. Além disso, as perícias contratadas deixaram claro que não é possível identificar a palavra “macaquinho”, referida pelo portal Lance! e pelo Flamengo.