Matias Arezo, que desembarca nesta terça-feira (16) em Porto Alegre para ser o novo centroavante do Grêmio, tem um treinador particular para auxiliar no desenvolvimento do seu futebol. A curiosidade é que este profissional conhece o futebol gaúcho. Ismael Espiga, 45 anos, jogou no Juventude em 2010 e 2011.
O uruguaio, com passagens por clubes como Rampla Juniors e Central Español, encerrou a carreira em 2015. Em 2017, ao lado do preparador físico Andres Barrios, iniciou um projeto para desenvolver as habilidades de atacantes, em um trabalho feito no momento em que os atletas estão de folga ou de férias nos seus clubes.
No caso de Arezo, este trabalho começou quando ele estava no River Plate, do Uruguai. Em maio deste ano, Espiga deu uma entrevista para o jornal El Pais e contou sobre como funciona a atividade com Arezo.
— Uma das coisas que lhe disse no primeiro momento foi que tínhamos que mudar a força para a colocação. O Mati abusou de bater forte porque quando era pequeno chutava assim, e, se acertasse o gol, era gol. Mas no nível atual, é preciso direcionar o chute. Trabalhamos com três premissas: automatismo, aprimoramento técnico e confiança — disse Espiga.
O entendimento do preparador é de que muitas vezes não existe tempo nos clubes para trabalhos individualizados e treinos específicos. Em junho, durante as férias no Granada, Arezo treinou no Uruguai com Espiga.
O Grêmio deverá pagar R$ 17,8 milhões para comprar o centroavante de 21 anos, que terá contrato até 2028 com o clube gaúcho.