A Copa América dos Estados Unidos ficou marcada pela grande confusão do lado de fora do Hard Rock Stadium, em Miami, antes da final entre Argentina e Colômbia, com torcedores sem ingressos tentando invadir os portões de entrada.
A avaliação é de que houve uma falha grave na organização do perímetro de segurança. Em nota oficial, a Conmebol alegou que a responsabilidade era da equipe do estádio.
Mas o que chama atenção é que, mesmo após os problemas registrados na Copa América, os Estados Unidos sediarão outras competições importantes nos próximos anos. São elas:
- 2025 - Super Mundial de Clubes da Fifa, com 32 equipes
- 2026 - Copa do Mundo em conjunto com México e Canadá
- 2028 - Olimpíada de Los Angeles
- 2028 - Copa América (a Conmebol tem um acordo, que deverá ser mantido, para realizar novamente a competição nos Estados Unidos)
A primeira das grandes competições será o Mundial de Clubes da Fifa, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, com a participação de 32 clubes. Para a América do Sul, restam duas vagas. Uma será definida pelo ranking da Conmebol e a outra será para o campeão da Libertadores de 2024. Neste caso, o Grêmio, que está nas oitavas de finais, está na disputa por uma vaga.
Dos principais clubes do futebol mundial, já estão classificados: Real Madrid, Manchester City, Juventus, Bayern de Munique, Chelsea, PSG, Porto, Benfica e Atlético de Madrid. Da América do Sul, estão garantidos Flamengo, Palmeiras, Fluminense e River Plate.