Após a vitória contra o Bahia, quando Suárez foi novamente decisivo, a torcida do Grêmio pediu a permanência do centroavante na Arena em 2024. Justamente por isso, o uruguaio foi questionado sobre esta possibilidade. E respondeu assim:
— Temos de desfrutar do momento, a vitória. A torcida está apoiando muito. Temos de ficar felizes por esse momento.
Na entrevista coletiva, o técnico Renato Portaluppi avançou sobre o assunto:
— A única pessoa que pode responder é o Suárez. Falei antes do jogo que não adianta ficar iludindo o torcedor. Na minha opinião, ele não vai ficar. Acho que ele já tem um contrato lá fora. Nosso desejo é o desejo do torcedor, de que ele fique. Mas acho que só se acontecer um milagre. Não vou ficar iludindo o nosso torcedor.
Nos bastidores, a direção do Grêmio não descarta a permanência, mas não trabalha com esta possibilidade como algo real. Exatamente na mesma linha do que falou Renato. A informação é de que Suárez deve jogar no Inter Miami em 2024.
O Grêmio tentou de tudo na metade do ano para garantir a permanência do centroavante para a próxima temporada, mas não foi possível. Para mudar a situação, só se Suárez voltar atrás no pedido que fez para antecipar o final do vínculo. E isto não foi feito até agora. Em todas as conversas que ocorreram no segundo semestre, não houve sinalização de mudança de planos.
Como o ano está terminando, é preciso avaliar nomes no mercado para 2024. O objetivo da direção é trazer centroavante de alto nível, com o apoio dos mesmos investidores de Suárez.
Por isso, o entendimento é de que o uruguaio continuará sendo fundamental nos jogos finais da temporada. Mas não existe muita esperança de que Suárez ficará no Grêmio em 2024.