O campeonato francês da temporada 2023-2024 tem uma novidade, que é o início irregular do poderoso Paris Saint-Germain, apenas o quinto colocado. O líder é o Monaco, 11 pontos. E esta é uma boa notícia para o Grêmio, que está de olho em uma das cláusulas da venda do lateral-direito Vanderson, que ocorreu em janeiro de 2022.
Pelo contrato, ficou estabelecido que o Monaco pagará 1 milhão de euros (R$ 5,2 milhões) ao Grêmio se conquistar vaga para a Liga dos Campeões com Vanderson em campo em ao menos 60% dos jogos.
E isto vale para as quatro temporadas de contrato do lateral na França. Na temporada 2022-2023, o Monaco foi apenas o sexto colocado e não conquistou a vaga. A cláusula poderá ser ativada nos três próximos campeonatos, podendo chegar ao valor total de 3 milhões de euros.
O grande início de temporada do Monaco é uma esperança de receita extra para o Grêmio na temporada 2023-2024 do futebol europeu. Vanderson, que esteve na última lista de Fernando Diniz na Seleção Brasileira, foi titular em todos os jogos do campeonato francês até agora.
Se o lateral for vendido antes do final do contrato, o Grêmio tem direito a 10% do lucro do Monaco com a negociação. Em 2022, o clube pagou 11 milhões de euros pelo atleta.