O volante Arthur, ex-Grêmio, não deverá ficar no Liverpool. O contrato de empréstimo termina em junho, e o clube já sinalizou que não vai pagar a cláusula de 37 milhões de euros (R$ 210 milhões) para comprar o atleta da Juventus.
Desta maneira, o jogador vai voltar para a Itália. Mas a questão é que a Juventus também não deve aproveitar Arthur. Como dificilmente o clube conseguirá vaga na próxima Liga dos Campeões, a ideia inicial é fazer uma nova negociação.
O objetivo é deixar o volante no mercado europeu, mesmo que seja preciso pagar parte dos salários. O Palmeiras chegou a sondar a situação de Arthur, mas, por enquanto, não houve avanço. No caso do Grêmio, não existe interesse, pois o clube vive um momento de dificuldade financeira, e já conta com volantes no grupo.
Além disso, a direção gremista está preocupada, já que o fisco espanhol cobra uma multa de R$ 35 milhões pela transferência realizada em 2018 para o Barcelona. O Grêmio tem advogados na Espanha tratando da questão.
Os profissionais, especialistas na área, entraram com recurso para tentar evitar o pagamento da multa. O motivo da cobrança é o entendimento de que é necessário pagar imposto também na Espanha pela transação.
Arthur conseguiu se recuperar de uma lesão séria e já voltou a treinar normalmente pelo Liverpool. Nos últimos dias, participou de partidas pela equipe sub-21 do clube inglês, para retornar aos poucos. Em outubro de 2022, o atleta passou por uma cirurgia em Londres por causa do rompimento do músculo reto femoral da coxa esquerda.
Aos 26 anos, Arthur, campeão da Libertadores de 2017 com o Grêmio, tem contrato com a Juventus até junho de 2025.