Alberto Guerra, eleito presidente do Grêmio no sábado (12), já está trabalhando para fechar, nos próximos dias, as primeiras negociações para o clube. A primeira delas é garantir a permanência de Renato Portaluppi. A proposta financeira já foi feita e uma nova reunião será agendada com Gerson Oldenburg, agente do técnico. Existe a possibilidade de Guerra viajar para o Rio de Janeiro para sacramentar o acordo.
Sobre a formação do departamento de futebol, há um grupo que está trabalhando para as primeiras decisões que vêm pela frente. Antônio Brum deverá ser um dos dirigentes políticos do departamento. Guerra ainda aguarda a definição da situação de Rodrigo Caetano no Atlético-MG. Ele é o plano A para ser o diretor executivo. Luis Vágner Vivian, gerente da CBF, foi convidado para ser gerente de futebol. Ele está em Turim com a Seleção Brasileira e só terá a sua situação definida após a Copa do Mundo.
Sobre jogadores, existe a possibilidade de avanço na tentativa de compra de dois atletas: Franco Cristaldo, articulador argentino de 26 anos, que joga no Huracán, e Felipe Carballo, meio-campista uruguaio de 26 anos, que atua no Nacional. O atacante Luis Suárez recebeu uma proposta oficial de Guerra, mas deverá atuar nos Estados Unidos. Alguns dos jogadores indicados por Renato são Michael, Rodinei e Reinaldo. Mas só deverá acontecer algum tipo de avanço após a confirmação da permanência do técnico.