A imprensa italiana começou a tratar nos últimos dias de um interesse do Sassuolo na contratação do volante Matheus Henrique, do Grêmio. Em busca de mais informações, conversei com dirigentes gremistas, empresários e jornalistas italianos.
A primeira informação é que o Grêmio não recebeu qualquer tipo de contato oficial do Sassuolo. Não existe proposta. A movimentação do mercado ocorre porque o clube italiano está vendendo o meio-campista Locatelli, 23 anos, destaque da seleção da Itália na conquista da Eurocopa. O provável destino é a Juventus.
Então é natural a procura por um substituto, mesmo que a venda ainda não tenha sido oficialmente confirmada. Mas o que existe é apenas isso. Matheus Henrique faz parte de uma lista de jogadores observados pelo Sassuolo. E não é o único. Outros volantes, e que já atuam no futebol europeu, estão no radar.
Não existe certeza de que uma proposta poderá ser feita. Por enquanto, é apenas uma observação. Matheus Henrique está com a seleção brasileira para a disputa da Olimpíada. O Sassuolo terminou o último campeonato italiano em 8° lugar, na frente de equipes bem mais tradicionais, como Sampdoria, Fiorentina e Torino. Nesta temporada a estreia será no dia 22 de agosto, contra o Hellas Verona. A multa é rescisória do volante é de 80 milhões de euros.