O zagueiro Bruno Méndez, provável reforço do Inter para o restante da temporada, já tem experiência na seleção principal do Uruguai. E um jogo em especial foi marcante. No dia 16 de novembro de 2018, na época com apenas 19 anos, ele foi escalado por Óscar Tabárez como titular da celeste em amistoso contra o Brasil. E com a responsabilidade de marcar Neymar e Douglas Costa.
A oportunidade surgiu de maneira inesperada. Naquele ano, Bruno Méndez não tinha nem 30 partidas disputadas como profissional do Montevideo Wanderers, mas já era capitão da seleção sub-20. Por isso foi escalado quando a equipe ficou desfalcada. Naquela semana, nomes como Godín, Giménez e Coates estavam machucados, e Méndez formou a dupla de zaga com o experiente Cáceres, que curiosamente também esteve nos planos do Inter em 2021.
Lembro bem deste amistoso porque eu estava no Emirates Stadium, em uma noite de muito frio em Londres, transmitindo o jogo para a Rádio Gaúcha. Recordo que a improvável escalação do jovem zagueiro, que na época cursava Educação Física e andava de ônibus pelas ruas de Montevidéu, era uma das curiosidades do confronto, pois ele teria que encarar nomes consagrados do futebol mundial.
Dentro de campo, Méndez correspondeu. Não foi brilhante, mas também não comprometeu. Com a bola nos pés, não arriscou e jogou simples. Apresentou o seu estilo aguerrido para marcar Neymar. E não fez feio. Entre carrinhos e divididas, fez um jogo seguro. Douglas Costa, hoje no Grêmio, foi titular da Seleção Brasileira, mas não caiu muito no setor do zagueiro uruguaio.
No fim, em um jogo disputado e parelho, o Brasil venceu por 1x0, gol de Neymar em um pênalti contestado pelos uruguaios. Para recordar, aí vai a ficha daquela partida:
Brasil: Alisson, Danilo, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Walace, Arthur e Renato Augusto (Alan); Douglas Costa (Richarlison), Firmino e Neymar. Técnico: Tite
Uruguai: Campaña, Mathias Suárez, Bruno Méndez, Cáceres e Laxalt; Torreira, Pereiro (Jonathan Rodríguez), Betancur e Vecino (Valverde); Cavani e Luis Suárez. Técnico: Óscar Tabárez
Quatro dias depois, em amistoso em Paris, Bruno Méndez voltou a ser titular na derrota para a França, também por 1x0. Depois disso, com a volta dos jogadores mais experientes, não teve novas oportunidades na seleção principal. No início de 2019, o Corinthians pagou US$ 3,5 milhões para ter o zagueiro, que agora poderá jogar por empréstimo no Inter.