A articulação política deverá ser fundamental para a definição das sedes das finais da Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2021, para as quais o Estádio Beira-Rio é candidato. Isto porque dois estádios surgem com força nos bastidores: Centenário e Mané Garrincha.
Para a Libertadores, a participação do governo uruguaio na doação das vacinas para a Conmebol está sendo fundamental. Ainda não é oficial, mas provavelmente a decisão será no Centenário. O que chama a atenção é que Montevidéu nem estava inscrita para receber a final.
No caso da Sul-Americana, Brasília cresceu no conceito da Conmebol. A participação do governador Ibaneis Rocha (MDB) está sendo importante na articulação. O Estádio Mané Garricha deixou boa impressão após sediar a Recopa entre Palmeiras e Defensa y Justicia.
Com isso, a situação poderá ter uma modificação em relação ao que se imaginava. Buenos Aires estava praticamente garantida como a sede da final da Libertadores. Mas é Montevidéu que agora é a favorita. Para a Copa Sul-Americana, o Beira-Rio estava bem cotado. Mas o estádio do momento é o Mané Garrincha. No entanto, o Beira-Rio também é candidato para as finais da Libertadores e Copa Sul-Americana de 2022 e 2023.
O anúncio oficial da Conmebol está bastante atrasado. A expectativa inicial era ter esta definição antes do início da fase de grupos das competições. A final da Sul-Americana está marcada para 6 de novembro, a decisão da Libertadores para 20 de novembro.