A noite desta quarta-feira (5) entrou para a história do Inter. Ao vencer o Olimpia por 6 a 1, o time de Miguel Ángel Ramírez assumiu a dianteira do Grupo B e, de quebra, aplicou sua maior goleada pela Libertadores. Relembre as outras partidas em que o Colorado construiu um placar dilatado pelo torneio continental.
1980 e 2021: Inter 4x0 Deportivo Táchira
Fase de grupos
A primeira goleada do Inter pela competição sul-americana se deu em 1980. Mantendo a base que foi tricampeã invicta do Brasileirão no ano seguinte, o time comandado por Ênio Andrade fez 4 a 0 no Deportivo Táchira, da Venezuela, no Beira-Rio.
O lateral-esquerdo Cláudio Mineiro, de pênalti, e o centroavante Bira abriram o marcador na primeira etapa. Após o intervalo, os atacantes Adilson Miranda e Adavílson, que foram chamados do banco de reservas, fecharam a conta. Naquele ano, o Colorado chegou à decisão, sendo derrotado pelo Nacional-URU.
Curiosamente, o Colorado aplicaria o mesmo placar sobre os venezuelanos exatos 41 anos depois. Em 27 de abril deste ano, o Inter voltou a golear o Táchira por 4 a 0 no Beira-Rio. Os gols da equipe de Miguel Ángel Ramírez foram marcados por Cuesta, Patrick, Galhardo e Yuri Alberto em jogo pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores.
1989: Inter 6x2 Peñarol
Jogo de ida das oitavas de final
Em sua primeira passagem pelo Beira-Rio, Abel Braga comandou o Inter na goleada de 6 a 2 sobre o Peñarol, pelo jogo de ida das oitavas de final. Os gols colorados foram marcados por três jogadores que balançaram as redes duas vezes cada: Nilson, Nórton e Hêider. Baran e Aguilera descontaram para os uruguaios. Na volta, em Montevidéu, o time gaúcho voltaria a vencer, mas desta vez por 2 a 1.
A campanha só não se tornou ainda mais histórica por conta da surpreendente eliminação sofrida diante do Olimpia, nos pênaltis, na semifinal.
2006: Inter 4x0 Maracaibo
6ª rodada da fase de grupos
Na campanha do primeiro título de Libertadores, o Inter se despediu da fase de grupos com uma atuação de gala diante do frágil Maracaibo.
Com gols de Adriano Gabirú, Bolívar, Michel e Rentería, o time de Abel Braga venceu os venezuelanos por 4 a 0 no Beira-Rio.
2011: Inter 4x0 Jaguares
2ª rodada da fase de grupos
A estreia do volante Bolatti no Beira-Rio foi iluminada. O argentino anotou duas vezes na goleada de 4 a 0 sobre o Jaguares, do México. Leandro Damião e Oscar fecharam a conta. Nesta edição, a equipe de Celso Roth ainda aplicaria 4 a 1 no Jorge Wilstermann fora de casa. Porém, cairia nas oitavas de final, já sob o comando de Paulo Roberto Falcão, sendo eliminado pelo Peñarol.
2012: Inter 5x0 The Strongest
3ª rodada da fase de grupos
Até esta quarta-feira (5) a maior goleada do Inter na história da Libertadores era o 5 a 0 sobre o The Strongest, em 2012. O grande destaque da partida foi o centroavante Leandro Damião, autor de três gols. Dagoberto e Jô completaram o marcador.
A equipe treinada por Dorival Júnior, no entanto, não passaria das oitavas de final, sendo eliminada pelo Fluminense.
2015: Universidad de Chile 0x4 Inter
5ª rodada da fase de grupos
Depois de eliminar o Inter na Libertadores de 2011, com o Peñarol, Diego Aguirre assumiu o Inter em 2015. E foi sob seu comando que o Colorado aplicou a maior goleada como visitante: 4 a 0 sobre a Universidad de Chile, em Santiago — Nilmar (duas vezes), Sasha e Valdívia balançaram as redes.
O time gaúcho chegaria até a semifinal, caindo para os mexicanos do Tigres.