O goleiro Adriel está se destacando nas categorias de base do Grêmio. No início do ano, foi titular no vice-campeonato da Copa São Paulo. No segundo semestre, já foi convocado duas vezes para a seleção brasileira sub-20. Nesta semana, foi chamado para o torneio internacional da Granja Comary, que será realizado em dezembro, com as participações de Chile, Bolívia e Peru.
Aos 19 anos, natural de Ihéus (Bahia) e com 1,95 de altura, Adriel está chamado a atenção da CBF. Para André Jardine, técnico da seleção brasileira sub-20, ele é um "goleiro com muito potencial, rápido, sabe jogar com os pés e tem uma envergadura incrível". O atleta do Grêmio é nome praticamente certo para o Sul-Americano de fevereiro, na Colômbia.
Por enquanto, não existe uma previsão de aproveitamento de Adriel no grupo principal. O técnico Renato Portaluppi conta com Vanderlei, Paulo Victor, Julio Cesar e Brenno. Mas, pelo que vem fazendo na base, é claro que a comissão técnica está de olho nele.
Outro goleiro que pertence ao Grêmio também está sendo convocado pela CBF. Phelipe Megiolaro, emprestado ao Dallas, esteve na última lista da seleção olímpica, que fez amistosos no Egito em outubro.