Em dezembro de 2018 o Grêmio surpreendeu, anunciando a contratação de Joanderson, que em 2017 atuou no Inter. No tricolor, o centroavante foi aproveitado apenas no grupo de transição. Mas no Beira-Rio o jogador chegou a ser aproveitado no grupo principal, inclusive dando o passe para o polêmico gol de Pottker contra o Luverdense pela Série B, quando o auxiliar marcou impendimento, mas o árbitro mandou o jogo seguir.
Joanderson também se destacou na conquista do Campeonato Brasileiro de Aspirantes pelo Inter. Não permaneceu pelo alto custo da sua contratação, já que pertencia ao São Paulo. Foi emprestado para Atlético Goianiense e Criciúma antes de desembarcar no Grêmio, onde não conseguiu se destacar.
Pois no início deste ano Joanderson deixou o Grêmio para jogar no Japão. Ele está no Gainare Tottori, da terceira divisão do país. No momento, o clube está em terceiro lugar na competição. Por enquanto, o centroavante disputou apenas duas partidas.
Aos 24 anos, este é o novo desafio de Joanderson, ex-centroavante da dupla Gre-Nal. Se ele for bem no Japão e acabar negociado, tanto Grêmio como Inter ganham percentual pelo mecanismo de solidariedade da Fifa.