O desejo de Douglas Costa retornar ao Grêmio para encerrar a carreira não é novidade, até porque ele já deixou isso claro em várias entrevistas — dizendo, inclusive, que pretende voltar ainda atuando em alto nível.
O que resta saber é quando isto vai ocorrer. O próprio jogador ainda não definiu, mas já conversa sobre esta possibilidade com amigos e pessoas do meio do futebol.
O planejamento de Douglas prevê primeiro cumprir todo o contrato com a Juventus, onde é companheiro de Cristiano Ronaldo, até junho de 2022. De acordo com o jornal Gazzetta Dello Sport, o salário do meia é de 500 mil euros (R$ 2,3 milhões) por mês.
A partir daí, ele trabalha com a perspectiva de ainda fazer mais um contrato na Europa, que pode ser até 2023 ou 2024, dependendo da situação de mercado e das suas condições físicas. Este acerto pode ser com a própria Juventus ou com algum outro clube do Velho Continente.
Após este período, aí sim, seu plano é voltar ao Brasil e jogar no Grêmio. Douglas Costa completará 30 anos em setembro. Se tudo ocorrer como imagina, terá chance de jogar na Arena quando estiver com 33 ou 34 anos, e provavelmente em boa forma.
A saída do Grêmio ocorreu em janeiro de 2010, por 6 milhões de euros, para o Shakhtar-UCR. Depois de seis temporadas no leste europeu, foi negociado com o Bayern de Munique-ALE antes de se transferir para a Juventus.