A parceria entre Next Academy e Sindiclubes RS já está acertada, com o objetivo de disponibilizar para os clubes do Rio Grande do Sul os 4 mil atletas que fazem parte do projeto. A Next Academy, que tem Felipe Melo como sócio, é a maior empresa de desenvolvimento pessoal por meio do esporte aliado à educação da América Latina.
Com 25 seletivas por mês em diversas cidades brasileiras, a Next colocará toda a sua base de avaliação à disposição dos clubes gaúchos. Por exemplo, se uma equipe precisar contratar um atleta para uma posição específica, poderá mandar buscar o jogador para uma avaliação. O presidente do Sindiclubes, Marcelo Freitas e Castro, explica como isso funcionará:
— A Next disponibiliza para os clubes os atletas sem custo. Existe uma dificuldade dos clubes do Interior para ter os atletas, por conta do custo. Há clubes, inclusive da primeira divisão do Gauchão, com dificuldades até para a alimentação dos jogadores. Então a Next está trazendo estes atletas. Os clubes poderão fazer testes com os jogadores e, se eles forem aprovados, toda a logística é por conta da empresa. É possível fazer uma consulta, ver o scout, os pontos fortes do jogador, e mandar buscar para uma avaliação.
Um destes jogadores é Gabriel Kauê Ferreira, de 15 anos. Ele já fez teste no Inter, e conta como é a preparação na Next Academy:
— É uma academia de preparação, é uma ótima oportunidade. O que diferencia dos clubes é que os treinos têm uma metodologia dinâmica. Além disso, é possível fazer o seu próprio vídeo, com suas jogadas, que mostra um pouco do seu futebol.
Felipe Melo, aos 36 anos, segue jogando em alto nível no Palmeiras. Mas mantém projetos paralelos, e ligados ao Rio Grande do Sul, como a Clínica Doutor Melo, e agora a parceria com o Sindiclubes. O jogador conta como surgiu a ideia da Next Academy:
— A empresa mexe com sonhos de pais e filhos. O filho que tem sonho de ser jogador de futebol e o pai que sonha que o filho estude e se forme em uma boa universidade. Unimos o útil ao agradável. No projeto, usamos a expressão atletas-estudantes. E mandamos muitos deles para os Estados Unidos, e lá eles conseguem se formar. Agora, aqui no Rio Grande do Sul, podemos dar essa oportunidade para que eles consigam atuar em clube profissional. São 4 mil atletas, esperamos que alguns possam vingar nos clubes. Ocorre muitas vezes de fazer o teste em grandes equipes, como Grêmio e Inter, e não passar. Isso é normal. Já aconteceu com grandes jogadores. Se não passa em dois testes, por exemplo, pode vir para a Next e ter uma oportunidade.
Outro ponto importante é a importância do estudo para os garotos inseridos no projeto.
— A Next realiza um trabalho enorme de inclusão social. Nós damos muita importância aos estudos. Estamos criando grandes pessoas para a sociedade, formando o ser humano. E não adianta ir bem só no campo. Com a gente, tem de ter notas boas e disciplina — explica Felipe Melo.
Aqui no Estado, o resultado poderá ser visto em breve. Na Copa Seu Verardi, que está em andamento, mas especialmente no Gauchão de 2020.