O volante Walace poderá novamente trocar de clube na Europa. Após o título da Copa do Brasil pelo Grêmio em 2016, ele foi vendido para o Hamburgo, da Alemanha, em janeiro de 2017, por 10 milhões de euros.
Em junho de 2018, houve uma nova transferência, desta vez para o Hannover, também da Alemanha, por 6 milhões de euros. Como o Grêmio tinha ficado com 10% dos direitos econômicos do atleta, faturou mais 600 mil euros com a transação.
Agora, o Hannover também cogita vender Walace. O time é o lanterna do Campeonato Alemão e está praticamente rebaixado. Por isso, o atleta poderá ser repassado ao Benfica, de Portugal. O valor pedido é de 10 milhões de euros (cerca de R$ 44 milhões). Apesar da péssima campanha, a avaliação é de que o volante se valorizou, já que foi até convocado recentemente para a Seleção Brasileira pelo técnico Tite.
Desta vez, o Grêmio não conta mais com percentual dos direitos econômicos. Contudo, tem direito ao mecanismo de solidariedade da Fifa, por isso está de olho na conclusão da negociação. Como passou quatro anos na Arena, o clube terá direito a cerca de 300 mil euros (cerca de R$ 1,3 milhão) da negociação. O Avaí, onde o volante iniciou a carreira, também terá direito a um valor caso o negócio realmente seja concretizado.