O Grêmio está muito próximo de receber uma nova quantia por Arthur. Com o provável título espanhol do Barcelona, mais uma das cláusulas de venda será ativada, já que no contrato feito em 2018 existe a previsão do pagamento de um valor a cada conquista de campeonato pelo clube.
Faltando seis rodadas para o término do Campeonato Espanhol, o Barcelona lidera com folga. Tem 74 pontos, contra 65 do Atlético de Madrid, que é o segundo colocado. A confirmação matemática do título é só uma questão de tempo. Até agora, Arthur participou de 23 dos 32 jogos da competição.
O valor a ser recebido pelo Grêmio não é divulgado. Mas é possível ter uma ideia. A venda de Arthur foi fechada em 30 milhões de euros, além de cláusulas que podem render mais 10 milhões de euros.
A primeira cláusula foi ativada em outubro de 2018, quando o volante completou 10 jogos pelo clube espanhol com pelo menos 15 minutos em campo em cada um dos confrontos. Por esta razão, o Grêmio recebeu 1 milhão de euros.
As outras três são em caso de conquistas de títulos, renovação de contrato com o Barcelona e conseguir entrar na lista dos 55 finalistas do Prêmio da Fifa de melhor jogador da temporada.
Como o valor total das cláusulas é de 10 milhões de euros, é bem possível que o título espanhol represente uma quantia considerável para o Grêmio. Exatamente como ocorreu na ativação do primeiro item no ano passado.
Os detalhes finais do contrato foram fechados no início de 2018, depois de várias reuniões em Barcelona, com as presenças do CEO do Grêmio, Carlos Amodeo, e de Gabriel Vieira, na época advogado do clube.
Ainda sobre títulos, é bom lembrar que o Barcelona está com a vaga encaminhada para as semifinais da Liga dos Campeões. Após a vitória por 1 a 0 contra o Manchester United na Inglaterra, a partida da volta será nesta terça-feira (16), no Camp Nou. Mais uma possibilidade de título. E mais uma chance para o Grêmio faturar com Arthur.