O Grêmio começou a adotar uma nova estratégia para faturar uma verba extra com as suas revelações. A ordem da direção é negociar e comprar um percentual maior de jovens jogadores com potencial de venda.
O clube acabou de concluir o acordo com o São Caetano, e agora o Grêmio é dono de 90% dos direitos econômicos de Matheus Henrique. Este é um jogador considerado fundamental neste projeto. Afinal, ele é apontado como um candidato imediato a ser titular, com boas chances de negociação futura.
A estratégia começou com Arthur, quando o clube comprou mais 10% dos direitos do atleta antes da venda para o Barcelona. Quando ele foi negociado, o Grêmio tinha 60% do total da transação.
O mesmo aconteceu com Jailson. Antes da venda para o Fenerbahçe, da Turquia, a direção conseguiu adquirir os 40% restantes, que pertenciam a um investidor, para ficar com 100% dos direitos do volante.
O procedimento será repetido com outras revelações da base. Desta maneira, será possível faturar valores maiores com eventuais vendas no futuro.