O curso Licença A da CBF Academy terminou no domingo (24), na Granja Comary, em Teresópolis, Rio de Janeiro. A turma de 43 profissionais tinha nomes como Gilson Kleina e Dorival Júnior. Mas sem dúvida, a grande estrela era Renato Portaluppi. Principalmente pela polêmica do final do ano passado, quando o técnico optou por não participar das aulas durante seu período de férias.
Pois todos os relatos de quem esteve durante a na sede da CBF são unânimes: Renato foi um aluno exemplar. Participativo e bem-humorado, marcou presença em todas as aulas. Conversei com um dos professores, Vinícius Eutrópio, que recentemente dirigiu o Bolívar de La Paz. Ele resume como foi a semana do gremista:
— Foi uma satisfação ver o Renato no curso. Já são oito anos que dou aula lá. Na verdade, batemos um papo e passo minha metodologia de trabalho. Cara, o Renato participou muito, ativamente. Deu sugestões, opiniões, perguntou sobre questões táticas, falou sobre os seus treinamentos, foi sensacional. O exemplo que ele deu, participando do curso desta maneira, foi fantástico.
Outro relato curioso é o de Lisca, técnico do Ceará. Ele se entrosou tão bem com Renato que chegou a brincar que, daqui para frente, não quer mais ser chamado de Lisca Doido, mas de Lisca Portalupppi. Em entrevista à Rádio Gaúcha, contou ainda que Renato sequer ia ao banheiro para não perder nenhum momento das aulas e palestras.
Durante o período na Granja Comary, os técnicos trocaram experiências em temas como treinamento de campo, legislação desportiva, preparação física, psicologia no esporte e medicina esportiva.
Nesta segunda-feira (25), já de volta a Porto Alegre, Renato vai comandar o time na partida contra o Veranópolis, pela oitava rodada do Gauchão.