O Fortaleza, que acaba de subir para a Série A do Campeonato Brasileiro, tem como objetivo em 2019 se estruturar para ficar na elite do futebol brasileiro. Para isso, está buscando inspiração em alguns dos grande clubes do país – entre eles o Grêmio.
A ideia da direção é transformar o Estádio Alcides Santos, com capacidade para 5 mil torcedores, em um Centro de Excelência, que servirá como uma moderna base para treinamentos.
Como o time está jogando no Castelão, o Alcides Santos será reformado para as atividades diárias. A ideia surgiu em conversas da diretoria do Fortaleza com o técnico Rogério Ceni e o projeto está sendo tocado pelo presidente Marcelo Paz. Centro de treinamentos de clubes como Grêmio, Palmeiras e São Paulo estão servindo de inspiração.
Os representantes da direção fizeram visitas e observaram nestes locais a estrutura com campos de treinamentos, vestiários, academia, salas para a comissão técnica, departamento médico, etc.
Porto Alegre esteve no roteiro de visitas, com o CT Luiz Carvalho servindo como modelo para a reforma de 2019 em Fortaleza.