A proposta de ampliação e melhoramento do CT Luiz Carvalho pelo Grêmio ganhou um importante impulso. A área de aproximadamente quatro hectares passará imediatamente a ser propriedade definitiva do clube, conforme projeto aprovado nesta terça-feira (18) pela Assembleia Legislativa. Isso faz com que o Grêmio possa obter recursos para obras no local por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
Desde 2014, quando passou a usar o Centro de Treinamentos, o Grêmio paga R$ 15 mil mensais à Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) por conta do aluguel do terreno. Em contrapartida à cessão definitiva do terreno, o clube se compromete a investir R$ 2 milhões em obras para conservação e melhoramentos em escolas estaduais localizadas nos arredores da Arena. Os planos iniciais de ampliação do CT Luiz Carvalho contemplam a construção de pelo menos mais um campo e edificações que sirvam como alojamento para os atletas.
A decisão da Assembleia em favor do Grêmio deve ter consequências para o Inter. O clube já entrou em contato com o futuro governador, Eduardo Leite, para que ele crie um projeto de cessão semelhante da área de 40 hectares do CT em Guaíba. Por meio da política da contrapartida, a intenção também é de viabilizar a obtenção de verbas através de incentivos legais, sem as quais a diretoria colorada não vê possibilidade de concluir seu projeto a médio prazo.