A notícia de que Renato não poderá ficar na área técnica nos jogos do Grêmio no Brasileirão de 2019 por não estar fazendo o curso da CBF Academy agitou o ambiente gremista.
Mas a verdade é que ahistória não é bem assim. Toda esta polêmica surgiu por conta de uma entrevista de Osvaldo Torres, coordenador da CBF Academy, que está comandando o curso na Granja Comary. Pois fui atrás desta entrevista. Ela foi concedida ao experiente repórter Wellington Campos, da Rádio Itatiaia, deBelo Horizonte, especialista na cobertura diária da entidade.
O Wellington gentilmente me enviou o áudio. Em momento algum Osvaldo diz que Renato não poderá ficar na área técnica nos jogos do Grêmio. O coordenador explicou a situação:
— Ele foi matriculado e resolveu não fazer o curso. Foi uma decisão dele, que a gente respeita e lamenta. Foi uma decisão do treinador. É preciso que o torcedor saiba o seguinte: os clubes assinaram um termo de compromisso para o licenciamento em que eles tem que cumprir formalidades, e uma das exigências é que o treinador tenha licença para poder exercer a função. O Renato não tem a licença. Não teve acordo, foi uma decisão dele. O atual técnico da Seleção Brasileira está fazendo o curso. O Dunga e o Mano Menezes também estão fazendo o curso.
Em outro momento, a pergunta é sobre como Renato vai fazer para trabalhar. E Osvaldo respondeu desta maneira:
— Ele não tem a licença, esta é uma situação que terá de ser resolvida pela CBF e pelo Grêmio.
Osvaldo não disse que Renato não poderá ficar na área técnica. E ele nem teria autonomia para decidir isso. Esta questão está acima dele.
Outra informação importante é que, em fevereiro de 2019, está marcado outro curso da CBF. O certo é que em algum momento Renato terá que fazer o curso para ter a licença. Mas por enquanto, a situação está totalmente administrada.