Dois jogadores do Spartak estão na mira de clubes brasileiros para 2019. Luiz Adriano interessa ao Inter, e Pedro Rocha foi especulado no Cruzeiro e no Flamengo. Em busca de mais informações, conversei nesta sexta-feira (7) com Grigory Tellingater, do site Championat, que é o principal portal de notícias esportivas da Rússia. A curiosidade é que Grigory fala português. Aprendeu o nosso idioma trabalhando na cobertura da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016.
Ao lado do colega Leonardo Oliveira, gravamos uma entrevista para o programa No Mundo da Copa, da Rádio Gaúcha, onde falamos sobre o legado do Mundial de 2018. Mas, é claro, abordamos na conversa a situação dos jogadores brasileiros que atuam na Rússia. Sobre Pedro Rocha e Luiz Adriano, ele falou o seguinte:
— Eu falei com o Pedro Rocha após a vitória contra o Ural e perguntei sobre o interesse dos clubes brasileiros. Ele foi político na resposta ao dizer que a cabeça dele está na Rússia. Mas disse que vai conversar com o seu empresário quando o campeonato parar aqui no final do ano. O fato é que ele está jogando muito pouco, tem ficado na reserva e se comenta bastante sobre a possibilidade de uma saída, talvez por empréstimo. Já com o Luiz Adriano é uma situação diferente. É titular e joga a todo momento. Me parece uma situação um pouco mais complicada em relação a liberação.
Depois da entrevista, perguntei sobre o que os dirigentes do Spartak dizem aos jornalistas sobre esta possibilidade de saída. No caso de Luiz Adriano, a impressão dos russos é de que o clube conta com ele. Se o atacante realmente quer voltar para o Inter, será necessário um forte poder de convencimento, além de uma boa proposta pela sua liberação. No caso de Pedro Rocha, a situação pode ser um pouco mais fácil pelo fato de ser reserva, mas igualmente não será liberado sem uma boa proposta.
No segundo semestre deste ano, Luiz Adriano jogou 17 partidas e marcou quatro gols. Na temporada passada, entre o segundo semestre de 2017 e o primeiro de 2018, foram 38 jogos e 15 gols.
Já Pedro Rocha foi utilizado em apenas duas partidas na atual temporada, sem marcar gol. Na anterior, foram 14 jogos e um gol.
O Spartak é quarto colocado no campeonato russo e volta a jogar neste final de semana contra o Anzhi. Depois desta partida, a competição terá uma pausa por causa do frio, e voltará a ser disputada apenas em março. Na Liga Europa, o clube tem partida decisiva na semana que vem, contra o Villareal, valendo vaga na próxima fase do torneio. Depois destes compromissos, será a hora de tentar avanças nas negociações.