Sem jogar desde o segundo semestre de 2017, Nilmar está completando um ano fora dos gramados. Após a rescisão de contrato com o Santos para tratar de depressão, o atacante está recuperado. Mas isto não significa que ele vai voltar a jogar futebol.
Aos 34 anos, Nilmar ainda está avaliando o que vai fazer. A sua presença nas cadeiras do Beira-Rio chamou a atenção durante Inter 2 a 1 Vitória. Aos amigos, ele diz que sente saudades do futebol, mas que agora está em outro momento da vida, aproveitando a família.
O atacante mora em Porto Alegre, e ainda não decidiu se vai encerrar a carreira ou não. Ele está fazendo essa avaliação. Se vale a pena abrir mão da tranquilidade para voltar aos treinos pesados e rotina de viagens e concentração. Por enquanto, ele acha que não. Mas não é uma decisão definitiva.
Com três passagens pelo Inter, o atacante jogou também no Lyon (França), Corinthians, Villareal (Espanha), Al Rayyan (Catar), Al Jaish (Catar), Al Nasr (Emirados Árabes) e Santos, além de ter disputado a Copa do Mundo de 2010 pela Seleção Brasileira.