Nos últimos dias cresceu a possibilidade da Arena receber os jogos de Porto Alegre na Copa América de 2019. No início desta semana conversei com dirigentes influentes da CBF que cravam o estádio do Grêmio como o local das partidas.
Na tarde desta quinta-feira liguei para o presidente da Arena, Mauro Araújo, que gentilmente explicou o andamento do processo de definição da Conmebol. Ele me garantiu que por enquanto não recebeu nenhum comunicado oficial dos organizadores.
Nos últimos três meses, representantes do COL (Comitê Organizador Local) da Copa América estiveram em Porto Alegre fazendo visitas na Arena e Beira-Rio. No caso da Arena, fizeram uma vistoria completa em mais de uma oportunidade.
Os valores de aluguel do estádio também foram passados para o Comitê, que já dispõe de absolutamente todas as informações necessárias. Também foram vistoriados hotéis e o Aeroporto Salgado Filho.
Pela informação que recebeu, Mauro Araújo aguarda para a semana que vem um contato oficial da organização do torneio para bater o martelo.
O COL é composto pelo presidente da CBF, Antônio Carlos Nunes, o vice-presidente Fernando Sarney, o presidente eleito da CBF, Rogério Caboclo, além dos ex-jogadores Cafú e Branco. O diretor operacional é o ex-atleta olímpico Agberto Guimarães, que conta com o auxílio de profissionais que trabalharam na organização da Copa do Mundo de 2014, e da Olimpíada de 2016.
Depois do trabalho de vistoria, o anúncio oficial das sedes está previsto para a próxima terça-feira, em La Paz, na Bolívia. Ao que tudo indica, com a presença da Arena como uma das sedes.