Neste ano, além de estar novamente jogando o melhor futebol da América do Sul, o Grêmio está apresentando uma outra característica muito interessante. A quantidade de batedores de falta.
Normalmente nos grandes times é normal a presença de um grande cobrador. A diferença desta equipe do Grêmio é a variedade.
O gol do capitão Maicon, contra o Santos, chamou a atenção para este detalhe. Mas antes teve a cobrança perfeita de Jael no Gre-Nal. Ramiro também está mostrando uma qualidade impressionante neste quesito. Arthur está treinando muito bem, e já arriscou, também diante do Santos. Isso que nem citei ainda Luan. Outro craque da bola parada está quase pronto para voltar. Em breve, Douglas estará em campo.
Com ele, serão pelo menos seis atletas no grupo em condições de fazer muito bem o serviço. Nenhum clube na América tem isso.
Na entrevista de domingo, Renato ressaltou que essa variedade é extremamente importante para confundir o goleiro adversário, que nunca sabe o que vai acontecer no momento da cobrança. Antes dos jogos, o técnico deixa combinado com os atletas quem vai chutar, mas na hora, eles tem a liberdade para definir quem está melhor.