O atual presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto será vice-presidente da CBF. A confirmação desta notícia, que já tinha sido adiantada pela coluna, tem data marcada.
A articulação política, comandada em sigilo nos bastidores pelo presidente afastado da CBF, Marco Polo Del Nero, está prevendo a antecipação da eleição para 16 de abril, portanto daqui a exatos 33 dias. O nome do candidato já está escolhido, e é o homem de confiança de Del Nero, Rogério Caboclo, atual diretor-executivo da entidade.
Com ele, serão oito vice-presidentes: Francisco Novelletto, Castellar Neto, Antônio Carlos Nunes, Fernando Sarney, Marcus Vicente, Gustavo Feijó, Ednaldo Rodrigues e Antônio Aquino Lopes. O grupo já fez várias reuniões e garantiu o apoio de pelo menos 25 das 27 federações, aniquilando qualquer possibilidade de surgimento de uma chapa de oposição.
Del Nero por enquanto segue punido pela Fifa, por isso agiu rápido e tratou de garantir a antecipação do pleito em um ano, o que é possível pelo estatuto, para evitar qualquer risco de ver o seu poder ameaçado. A chapa vai assumir apenas em abril de 2019.
Novelletto, que daqui a um mês será vice-presidente eleito da CBF, vai deixar a presidência da Federação Gaúcha de Futebol também no ano que vem, abrindo espaço para a candidatura do seu vice-presidente, Luciano Hocsman.