O nome de James Freitas não é tão conhecido entre os torcedores, mas a sua competência como auxiliar técnico ganhou uma força extraordinária entre os técnicos de futebol nos últimos anos. Todos querem trabalhar com ele. Com isso, veio a valorização. Na verdade, mais do que isso. Hoje, James é o auxiliar mais valorizado do Brasil e sua carreira decolou.
Em 2015 e 2016, ele trabalhava no Grêmio como integrante da comissão técnica de Roger. Em dezembro de 2016, indicado por Mano Menezes foi para o Cruzeiro. Novamente fez um trabalho de qualidade, e Roger, agora no Palmeiras pediu ele em São Paulo para 2018. O resultado? O Palmeiras fez uma proposta para levar James, que acreditou no projeto para voltar a trabalhar com o ex-técnico do Grêmio..
Em apenas três anos uma valorização fantástica. Mas a carreira dele nem sempre teve esse glamour. Em 1995, chegou no Grêmio para trabalhar nas escolinhas. Rodou pelo interior com salário inferior a R$ 1 mil, morando no alojamento com atletas. Passou por Inter, Juventude, Luverdense, Brasil de Farroupilha, São José, Guarani (Paraguai), entre outros clubes.
Conhecido pelo seu grande conhecimento tático, trabalho intenso e relacionamento fácil, James, aos 49 anos, vive o seu grande momento.