A renovação do contrato de Renato pode ocorrer de forma rápida. Depois do título da Libertadores, uma coisa já está definida: a negociação vai começar antes mesmo do Mundial dos Emirados Árabes. Já existe um consenso entre as partes que a definição da permanência não pode ficar para a época de Natal e Ano Novo.
O planejamento para 2018 tem que começar o quanto antes, mesmo com uma competição tão importante pela frente. Renato vai ficar até segunda-feira no Rio de Janeiro, mas o seu projeto já está definido. Ele sabe o reajuste que será pedido, os reforços que deseja para a próxima temporada e tem convicção que ainda é possível tirar mais deste grupo.
Da parte dele, tudo será conduzido por Gerson Oldenburg, o Gauchinho, empresário que cuidou de todos os seus contratos com o Grêmio e que tem uma ótima relação com os dirigentes. Ele estava no mesmo hotel da delegação em Buenos Aires. Conversei bastante com o agente, que elogiou demais a maneira como as pessoas da direção têm conduzido as decisões do clube.
As tratativas devem iniciar na segunda-feira mesmo e certamente continuarão em Abu Dhabi, pois Gauchinho também vai viajar para lá. Portanto, o anúncio da permanência de Renato pode ocorrer antes mesmo do início do Mundial. Aliás, não duvidaria que fossem dois anúncios: a renovação e a estátua.