O presidente da comissão de arbitragem do FGF, Leandro Vuaden, concedeu entrevista ao Show dos Esportes desta terça-feira (16) e enalteceu o momento do quadro de árbitros do Rio Grande do Sul. Isso porque o Estado passa a ter dois novos nomes com escudo da FIFA em 2024. O árbitro Rafael Klein e a assistente Maíra Moreira, que se juntam a Anderson Daronco, Rafael da Silva Alves e Daniel Bins.
Vuaden considera que isso eleva o nível do apito gaúcho e o coloca como um dos melhores do Brasil. Eu concordo com ele.
Se antes tínhamos Leonardo Gaciba, Carlos Simon e o próprio Vuaden, agora temos Anderson Daronco e Rafael Klein como árbitros principais. Já tivemos, na mesma época, Altermir Haussmann como bandeira e, agora, temos Rafael Alves e Maíra Moreira. Sem falar em Daniel Bins, que faz parte da listagem na função de VAR.
— Quando falo que o quadro gaúcho é um dos melhores do Brasil, essa é uma demonstração muito clara de mérito do Rafael Klein (melhor árbitro do Gauchão 2023 e novo árbitro FIFA em 2024) e da Maíra Mastella (nova assistente FIFA). Eu inclusive, no meu último ano, de arbitragem, trabalhei com a Maíra e ela é uma profissional extremamente focada — disse Vuaden.
O antigo árbitro ressaltou a importância de Luiz Fernando Moreira, que se despediu do cargo de presidente de arbitragem após 20 anos.
— Ressaltar, mais uma vez, que é fruto do trabalho do Luiz Fernando Moreira, ele que plantou essa semente e cultivou essa árvore. Eu preciso deixar muito claro que, durante esses 20 anos, seu empenho que trouxe isso. Estou tendo a oportunidade de usufruir agora — concluiu.