Os 47 anos de Leandro Vuaden colocam o juiz não só como um dos mais experientes do Rio Grande do Sul, como também do Brasil. São mais de duas décadas dedicadas ao apito e isso faz diferença sempre que ele entra em campo. Vuaden começou 2023 em alto nível. Apitou sem fazer forças a decisão da Recopa Gaúcha e teve desempenho semelhante no jogo entre Inter e Juventude na estreia do Gauchão.
Quando analiso tudo o que houve em termos de arbitragem nos primeiros compromissos do Inter, tenho a atuação de Vuaden como modelo a ser seguido. Creio que o grande acerto não esteja em um lance específico, mas na tranquilidade e firmeza com que o juiz permite que o jogo transcorra.
Se tivesse de recortar um lance para exemplificar isso, pegaria o amarelo aplicado para o goleiro do Juventude por retardar o jogo aos 17 minutos do primeiro tempo. Ali, ele colocou o jogo no bolso. Das partidas disputadas pela equipe colorada na competição, considero que essa tenha sido a mais difícil de ser comandada. Se não pareceu isso, foi por culpa ou mérito do juiz.
A goleada do Inter contra o São Luiz, no domingo (29), também teve ótima atuação da arbitragem. O árbitro Jonathan Pinheiro conduziu o jogo sem turbulências. O grande acerto foi a marcação correta do pênalti sobre Pedro Henrique. Destaque também para o nível de precisão de acerto da assistente Maíra Moreia.
O empate em 1 a 1 entre Inter e Avenida também não deixou motivos para reclamação da arbitragem. O lance de maior protesto foi um pênalti pedido pelo time de Santa Cruz do Sul. Só que a infração no centroavante Carlos Henrique não aconteceu. Decisão correta de Érico Andrade, que comandou um jogo com 28 minutos além do tempo regulamentar, por conta da falta de luz superior a 20 minutos no segundo tempo.
1ª rodada - Inter x Juventude
- Árbitro: Leandro Vuaden
- Assistente 1: Jorge Bernardi
- Assistente 2: Juarez de Mello Júnior
- 4º árbitro: Allan Ricardo Azevedo
2ª rodada - Avenida x Inter
- Árbitro: Érico Andrade
- Assistente 1: Tiago Kappes Diel
- Assistente 2: Cássio Dornelles
- 4º árbitro: Andressa Hartmann
3ª rodada - Inter x São Luiz
- Árbitro: Jonathan Pinheiro
- Assistente 1: Maíra Moreira
- Assistente 2: Artur Preissler
- 4º árbitro: Joseph Ribeiro Lopes