A arbitragem teve trabalho no empate em 0 a 0 do Grêmio com o Corinthians, neste domingo (22), no Itaquerão, pela 22ª rodada do Brasileirão. Foi um jogo cheio de polêmicas. Houve seis lances que levantaram dúvidas ou geraram reclamação dentro de campo. Desses, considero que o árbitro Caio Max Augusto Vieira cometeu um erro claro.
O equivoco indiscutível foi não expulsar Cantillo no último lance do primeiro tempo. O jogador do Corinthians já tinha amarelo e agarrou a camisa de Jean Pyerre para impedir um lance de contra-ataque. O lance foi muito claro. Não há como discutir a necessidade de um novo amarelo na jogada por impedir a jogada promissora. O árbitro nada marcou e em seguida apitou para encerrar a etapa inicial.
As outras cinco polêmicas:
21/1T - O Corinthians reclamou que Darlan deveria ter sido expulso. O volante gremista já tinha amarelo e cometeu falta em Otero. Considero que a arbitragem acertou porque foi uma falta de jogo. Otero estava posicionado na intermediária defensiva, virado para a própria meta e havia acabado de dar um passe para trás. Darlan chegou atrasado para disputar e acabou atingindo o adversário sem intensidade para justificar novo cartão. Não vejo como lance para o segundo amarelo seja pela característica da jogada ou pela natureza da infração.
30/1T - O cartão vermelho de Marlon pode ser discutido. Embora entenda a decisão da arbitragem, o cartão amarelo seria a minha decisão nessa jogada. Não vejo o zagueiro tendo uma atitude maldosa, brusca ou violenta. Ele erra o bote na bola e atinge a perna do adversário. Tenho convicção de que a decisão do juiz levou em consideração a consequência da entrada na perna de Matheus Henrique. Entendo a decisão de expulsar, mas interpreto de forma diferente.
35/1T - O Grêmio reclamou pênalti em lance em que a bola bateu na mão de Jonathan Cafu dentro da área. A arbitragem acertou. Não houve a infração porque o braço do jogador do Corinthians estava em posição natural e o toque é totalmente acidental. Ele tenta o cabeceio e fura em bola. Depois disso, a bola raspa no braço. Segue o jogo.
45/1T - O Corinthians reclamou pênalti de Geromel em Otero, mas o árbitro acertou ao mandar seguir. O jogador do time paulista é que procura o contato com o zagueiro e depois se joga no gramado.
51/1T - Cantillo deveria ter sido expulso pelo segundo amarelo no lance do puxão em Jean Pyerre. Esse foi o erro claro que citei na abertura do texto.
20/2T - A expulsão de Otero foi correta. Ele fez falta por trás em Luiz Fernando e impediu ataque promissor. A falta foi fora da área. Como já tinha amarelo, ele mereceu a segunda advertência e consequentemente o vermelho.