O começo do Brasileirão será o ponto de partida para novidades dentro de campo. A partir desde final de semana, as mudanças nas regras do futebol serão colocadas em prática pela arbitragem e poderão ser percebidas nos jogos de Inter e Grêmio contra Coritiba e Fluminense, respectivamente.
Embora as alterações tenham sido anunciadas no mês de abril e entrado em vigor em junho, o atraso no começo das competições nacionais gerou demora na aplicação. Por isso, fique atento para não ser surpreendido. Confira as principais novidades que você precisa saber para acompanhar o Brasileirão.
1 - Houve delimitação para esclarecer quando uma falta deve ser marcada porque a bola tocou no braço e quando o jogo deve seguir porque ela pegou no ombro.
2 - Sempre será falta em jogadas de ataque quando a bola tocar na mão ou no braço e um gol for marcado de forma direta ou uma chance clara for criada imediatamente. Caso o toque acidental do atacante não seja nessas situações, a falta é interpretativa.
3 - Quando uma falta tática for cometida para impedir um ataque promissor, o amarelo não será mais aplicado desde que o árbitro aplique a lei da vantagem ou a equipe decida fazer a cobrança rapidamente.
4 - O jogador que não respeitar a distância obrigatória de 4m no bola ao chão deverá receber amarelo.
5 - Se o goleiro se adiantar e um pênalti for chutado para fora ou na trave, a cobrança não será mais repetida. A não ser que a infração do goleiro tenha atrapalhado claramente o cobrador.
6 - O goleiro que se adiantar para defender um pênalti será punido com advertência verbal na primeira infração. O cartão amarelo só será aplicado a partir da reincidência. O pênalti sempre será repetido nesses casos.
7 - Segurar, agarrar ou puxar o adversário nem sempre significará falta. A infração ocorre só quando o contato causar impacto claro no adversário.
8 - Cada equipe pode fazer cinco substituições. Além do intervalo, os treinadores deve promover as trocas respeitando o limite de três interrupções por partida. A mudança é temporária por conta da pandemia. Inicialmente vale até o fim de 2020.
Importante ressaltar que o VAR não muda. A CBF confirmou a utilização do recurso para as 38 rodadas do Brasileirão.
As estreias da dupla Gre-Nal serão apitadas por árbitros do quadro da Fifa. No sábado (8), o carioca Bruno Arleu de Araújo está escalado na partida do Inter contra o Coritiba, no Estádio Couto Pereira. No domingo (9), Wilton Pereira Sampaio comanda a jogo do Grêmio contra o Fluminense, na Arena.