A retomada do futebol terá uma novidade importante nas regras. A Fifa oficializou a ampliação de três para cinco substituições por equipe durante as partidas. A mudança tem caráter temporário, mas não levará muito tempo para se tornar definitiva.
Qualquer competição iniciada ou retomada a partir de agora, pode colocar em prática a novidade imediatamente. De acordo com a publicação feita pela Ifab, entidade que regulamenta as regras do futebol, o motivo para a aprovação emergencial da medida é a preocupação com o bem-estar dos jogadores.
A partir de agora, a aplicação ou não da nova regra depende exclusivamente "de cada organizador" das competições. A validade inicial da mudança será o fim de 2020, mas Ifab e Fifa já deixaram a porta aberta para estender a emenda por prazo maior. Isso certamente ocorrerá antes que a novidade seja confirmada em caráter definitivo.
O futebol atual já ultrapassou a necessidade de aumentar as substituições sem a pandemia. O clubes do futebol brasileiro, por exemplo, chegam a disputar mais de 70 partidas em uma temporada. A sequência em alta intensidade de jogos quarta e domingo escancara essa urgência.
Por isso, afirmo com tanta convicção: a mudança é temporária, mas veio para ficar. Ela será um sucesso e não haverá argumentos para que o mundo do futebol volte atrás.
As cinco substituições terão impacto na preservação física dos atletas, mas também na estratégia do jogo. Engana-se quem pensa que o jogo poderá parar 10 vezes com o número de alterações. Isso não muda.
O novo texto da regra 3 diz que cada equipe pode promover três paradas para a troca de jogadores, além do intervalo do jogo como sempre aconteceu. Significa que um treinador precisará calcular as mudanças para não precisar queimar as trocas no final.
Confira o que diz o texto completo divulgado pela Ifab:
"Os organizadores das competições terão a opção de aplicar qualquer das seguintes situações:
"Durante a partida, ambas equipes:
- Poderão utilizar um máximo de cinco suplentes
- Terão um máximo de três oportunidades para proceder com uma substituição*
- Poderão realizar substituições durante o intervalo
Em caso de prorrogação, ambas equipes:
- Poderão realizar uma substituição adicional, tendo atingido ou não o número máximo de suplentes permitidos.
- Terão uma chance a mais de substituição, caso tenham atingido o número máximo dessas oportunidades.
- Poderão realizar substituições: antes de começar e durante o intervalo da prorrogação
Se as equipes não tiverem utilizado o número máximo de suplentes e não tiverem esgotado o número máximo de oportunidades de substituição, poderão utilizar as chances restantes durante a prorrogação.
* Caso as duas equipes realizem uma substituição ao mesmo tempo será computada uma oportunidade a cada uma delas."