O que mais importa no futebol são os gols e as vitórias, mas estatísticas podem ajudar a revelar a maneira como as equipes se comportam em campo tanto no aspecto técnico quanto no disciplinar. Se olharmos um comparativo dos números de Grêmio e Inter nas duas primeiras rodadas do Gauchão, algumas curiosidades aparecem.
Uma delas diz respeito ao número de faltas cometidas e recebidas. A equipe treinada por Eduardo Coudet cometeu mais infrações do que o time de Renato. Os colorados fizeram 31 faltas e Grêmio 22 nas primeiras duas partidas.
A explicação pode estar na mudança de estilo de jogo do Inter, ainda em fase de ajustes. A tentativa de acelerar as roubadas de bola, pressionando o adversário, por vezes gera um bote errado. O fato de estar batendo mais se reflete também nos amarelos. O Inter levou seis (Roberto, Musto, Sarrafiore, Cuesta, Moisés e Patrick) enquanto o Grêmio recebeu a metade disso (David Braz, Kannemann e Cortez).
Por outro lado, o Grêmio está apanhando mais. O Tricolor sofreu 34 faltas, o que representa o dobro das recebidas pelo Inter. O atacante Alisson foi o mais caçado nas primeiras duas rodadas da competição. Levou um total de 10 faltas.
Há igualdade nos pênaltis favoráveis, com um para cada lado. O do Inter foi contra o Juventude e rendeu o gol da vitória marcado por Thiago Galhardo. O Grêmio teve a penalidade desperdiçada por Luciano no confronto contra o Brasil-Pel.
Também há empate nos impedimentos (três) e na posse de bola (68,5%). Os dados são do Footstats e só computam jogos de Grêmio e Inter.
Confira abaixo os números da dupla Gre-Nal:
Inter
Gols: 4
Faltas cometidas: 31
Faltas recebidas: 17
Amarelos: 6
Pênaltis recebidos: 1
Impedimentos: 3
Escanteios: 21
Passes trocados: 1.247
Posse de bola: 68,5%
Grêmio
Gols: 1
Faltas cometidas: 22
Faltas recebidas: 34
Amarelos: 3
Pênaltis recebidos: 1
Impedimentos: 3
Escanteios: 15
Passes trocados: 1.155
Posse de bola: 68,5%