Atuação da arbitragem estava tranquila e quando um erro grave estava prestes a ser cometido o VAR, estava lá para fazer a parte dele. Esse foi o resumo do que ocorreu no Maracanã, neste sábado (10), na derrota por 3 a 1 do Grêmio contra o Flamengo, pela 14ª rodada do Brasileirão. O catarinense Bráulio da Silva Machado contou com o apoio do árbitro de vídeo Rodrigo D'alonso Ferreira para legitimar o resultado da partida.
Isso ocorreu no pênalti marcado em favor da equipe gremista no final do primeiro tempo. O juiz não havia percebido o puxão do zagueiro Pablo Marí em David Bráz dentro da área. O VAR entrou em ação para interferir na decisão e solicitou que o árbitro fosse ao monitor à beira do gramado. Depois de ver o lance, Bráulio Machado fez a única coisa possível. Apitou a penalidade.
Nos dois outros lances reclamados, não havia a necessidade de interferência do VAR. Foi assim no pênalti protestado pelo Flamengo no primeiro tempo quando houve um contato de Galhardo com Bruno Henrique e também na etapa complementar na disputa entre Pablo Marí e Da Silva. Nas duas situações, os defensores tiveram contatos com os atacantes, mas não houve infrações. Considero que a arbitragem tenha acertado nas decisões do campo.