Um acerto incrível com a confirmação do VAR marcou a derrota por 2 a 1 do Grêmio contra o Santos, neste domingo (28), na Arena, na primeira derrota do Brasileirão. Houve um gol bem anulado do Tricolor quando a partida estava 2 a 0. A decisão correta chama atenção pela dificuldade do lance, mas também serve para exemplificar o procedimento correto a ser adotado pelos bandeiras em tempos de árbitro de vídeo.
Cortez estava impedido no momento em que recebeu o passe, mas a arbitragem agiu perfeitamente ao deixar o jogo seguir. Isso porque a posição do lateral era muito ajustada e uma marcação equivocada poderia impedir uma chance de gol. Na continuação da jogada, houve o cruzamento de Cortez e André desviou para marcar. Só depois disso, o bandeira Rodrigo Henrique Correa sinalizou ter entendido que houve o impedimento. E acertou.
A partir disso, tudo passa pelo VAR. Deixar o gol acontecer dentro de campo é um procedimento preventivo, pois todos os gols são revisados no vídeo. É papel dos responsáveis pelo recurso eletrônico olhar para saber se a sinalização foi correta ou não. Isso foi resolvido rapidamente.
Cortez estava com o tronco inclinado à frente. Por isso, o gol foi corretamente anulado depois de um impedimento bem sinalizado no campo e respaldado pelo VAR. É dessa forma que lances semelhantes precisam ser tratados ao longo deste Brasileirão.