O Gauchão 2019 será decidido em dois Gre-Nais, o primeiro no Estádio Beira-Rio e o segundo na Arena. De acordo com o regulamento do campeonato, esses confrontos repetem a experiência feita na fase classificatória e terão o uso do VAR. Neste final de semana, houve dois episódios fundamentais dentro da projeção do uso do árbitro assistente de vídeo nos jogos que definem o Campeão Gaúcho desta temporada.
Leandro Vuaden e Anderson Daronco serão os árbitros escalados nos confrontos finais entre Grêmio e Inter. Não há mistério algum nisso. O sorteio apontará meramente quem estará no primeiro e quem estará no segundo jogo. O detalhe importante é que os dois árbitros gaúchos contaram com o auxílio do VAR nas partidas da fase semifinal do Campeonato Mineiro.
No sábado (6), Vuaden foi o responsável pelo apito na vitória por 3 a 0 do Cruzeiro e usou o recurso eletrônico para anular corretamente um gol de mão do América-MG quando o jogo estava 0 a 0. No domingo (7), Daronco atuou na goleada por 5 a 0 do Atlético-MG contra o Boa. Mais uma vez os monitores foram acionados e o juiz percebeu falta na origem de um gol do Galo. A partida ainda tinha o placar fechado.
O aspecto importante é que Leandro Vuaden e Anderson Daronco tiveram uma espécie de aquecimento para o que ocorrerá nas partidas que serão realizadas aqui em Porto Alegre. O VAR ainda está em fase de implementação e passa por ajustes. Por isso, considero que todos os testes possíveis podem somar. As experiências em Minas Gerais certamente foram muito importantes para que as coisas funcionem bem aqui no Gauchão.