O forte calor na tarde deste domingo (27) foi um elemento decisivo no trabalho da arbitragem na vitória do São José sobre o Inter pela terceira rodada do Gauchão. Os 35ºC registrados nos termômetros da Capital se transformaram em uma temperatura superior a 60ºC no novo gramado sintético do Estádio Passo D'Areia. Jean Pierre Lima mostrou toda a experiência e bom senso para conduzir a partida sem qualquer dificuldade.
O texto do Regulamento Geral de Competições de 2019 diz que "sempre que uma partida válida por qualquer competição coordenada pela FGF estiver sendo disputada em temperatura igual ou superior a 30º C (trinta graus centígrados), o árbitro deverá efetuar uma parada técnica de até 03 (três) minutos para hidratação a cada tempo de jogo, devendo os atletas permanecer dentro dos limites do campo de jogo".
Jean Pierre cumpriu a determinação, mas teve a sensibilidade de fazer uma parada adicional na etapa inicial. Após combinação prévia com os capitãoes, o juiz definiu por executar uma pausa aos 15 e outra aos 30 minutos. A medida foi acertada, até porque o regulamento não proíbe uma segunda pausa.
A arbitragem também fez um trabalho impecável nas decisões técnicas e disciplinares do confronto. Os impedimentos foram bem marcados, os cartões bem aplicados e os dois gols foram legais. Não houve qualquer lance capital duvidoso. A vitória por 2 a 0 do São José sobre o Inter teve placar legitimado pelas decisões do apito.