A expulsão polêmica de Diego Souza marcou o empate em 1 a 1 do líder São Paulo contra o Fluminense, neste domingo (2), no Morumbi, pela 22ª rodada do Brasileirão. Dois pontos precisam ser ressaltados sobre esse episódio. O primeiro é que o cartão vermelho direto foi exagerado. O segundo é que Diego Souza foi imprudente, correu risco e deu margem para a interpretação do juiz.
De cara, quero enfatizar que o árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva não merece ser o único alvo das críticas por conta da decisão tomada dentro de campo. Se eu estivesse no lugar dele teria feito a mesma coisa. Não hesitaria ao mandar o camisa 9 do São Paulo para a rua.
Por outro lado, observando o lance pela imagem da televisão sou obrigado a dizer que a atitude de Diego Souza não justifica um cartão vermelho direto. Um amarelo estava de muito bom tamanho.
A grande questão é que a expulsão só ocorreu por causa do teatro vergonhoso de Léo, do Fluminense. Se o lateral-direito não tivesse se jogado no gramado como se estivesse morrendo, Diego Souza não teria sido expulso. Tenho absoluta certeza.
Isso é algo que está se tornando irritante no futebol brasileiro. Algo que prejudica o andamento do jogo e o trabalho da arbitragem. Os jogadores simulam, fazem cera, retardam o recomeço da partida e sempre acham uma forma para tentar levar vantagem na malandragem.
Jogadores tentam enganar o juiz o tempo todo
Se Léo tivesse ficado em pé depois de ser tocado no peito, eu duvido que Diego Souza teria sido expulso. Mais do que isso. Se o jogador do Fluminense tivesse dado um chega para lá em Diego Souza, o árbitro teria no máximo mostrado um amarelo para cada lado. Talvez ficasse só na advertência verbal.
Aposto também que Diego Souza não seria expulso por tal atitude em um jogo com o uso do árbitro de vídeo. Aliás, se tem algo que o VAR (sigla em inglês para árbitro assistente de vídeo) causará de impacto positivo no futebol será o caráter pedagógico para conter o ímpeto dos jogadores "malandros". Será como colocar uma placa à beira do gramado dizendo "se comporte, você está sendo filmado".
Isso acabará com a farra dos jogadores que tentam enganar o juiz o tempo todo.