O Gre-Nal na última rodada do Gauchão pode criar um problema enorme para a composição das escalas de arbitragem. Isso porque o cenário de momento indica mais dois clássicos já nas quartas de final. Seriam três enfrentamentos seguidos entre Grêmio e Inter em dez dias. Quem seriam os três árbitros para as partidas?
O maior problema para a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) é que o próprio Gre-Nal da primeira fase será decisivo para sabermos se haverá ou não outros clássicos imediatamente na competição. Caso decida por colocar Anderson Daronco e Leandro Vuaden no sorteio deste primeiro jogo, o escolhido precisaria ficar de fora de um possível próximo enfrentamento nas quartas.
Quem sobrar, disputaria o jogo seguinte com Jean Pierre Lima, que é o terceiro do ranking da FGF. E a solução para o jogo de volta? Colocar de novo o árbitro que apitou a última partida da fase classificatória no sorteio? Se sim, poderia acontecer de um juiz apitar dois Gre-Nais em dez dias.
Há outra solução que se apresenta. Seria descartar Daronco e Vuaden e colocar Jean Pierre Lima e Daniel Bins no sorteio do clássico do próximo final de semana. Com isso, os dois principais nomes do apito gaúcho estariam preservados para os possíveis Gre-Nais das quartas do Gauchão.
A decisão está nas mãos da Comissão de Arbitragem da Federação Gaúcha de Futebol.