O resultado do jogo do Juventude contra o São José, nesta quinta-feira (9), será importante para definir a arbitragem do Gre-Nal 413. Se o time da Serra não vencer, o Grêmio estará matematicamente classificado para a próxima fase do Gauchão. Do contrário, o Tricolor ainda dependerá da última rodada e uma derrota para o Inter poderia representar a eliminação.
Essa expectativa fez a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) agendar o sorteio de arbitragem do Gre-Nal e dos demais jogos da última rodada para a sexta-feira (9), às 15h.
Anderson Daronco e Leandro Vuaden só devem ser colocados juntos na disputa de quem apita o clássico caso o Juventude confirme a vitória no jogo do Passo D'Areia. Se isso não ocorrer, Jean Pierre Lima deve aparecer. Com qualquer um dos três o Gre-Nal estaria em boas mãos.
Outro árbitro que corre por fora é Daniel Bins. Ele vem tendo desempenho para merecer uma oportunidade como essa. O agravante, porém, seria o fato de ser estreante.
O quebra-cabeça está na tendência de que outros Gre-Nais ocorram logo nas quartas de final da competição estadual. Isso indicaria dois clássicos decisivos e que exigem a presença dos principais árbitros do Rio Grande do Sul. Ou seja, o ideal seria ter Daronco e Vuaden liberados. Vale lembrar que um dos critérios para a composição das escalas é não repetir o árbitro em jogos seguidos de uma mesma equipe.