Os dois principais árbitros do Rio Grande do Sul estarão no apito dos jogos decisivos do Gauchão entre Grêmio e Brasil-Pel. Sem surpresas, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou o famoso sorteio cruzado. Apenas Anderson Daronco e Leandro Vuaden foram colocados na disputa e a escolha foi somente para definir quem estaria na primeira e quem comandaria na segunda partida.
Embora Jean Pierre Lima tenha feito ótimo Gauchão, ele ficou de fora do sorteio de arbitragem por conta de um impeditivo. Por ser de Pelotas, o juiz não pode trabalhar em jogos envolvendo equipes da cidade. Esse critério vem sendo adotado há alguns anos pela FGF.
Sendo assim, Daronco foi o indicado para o confronto deste domingo (1), às 16h, na Arena do Grêmio. O juiz da Fifa será auxiliado por José Eduardo Calza e Leirson Peng Martins. O quarto árbitro será Daniel Soder e Eder Zanella será o quinto árbitro.
A não ser que aconteça alguma coisa muito errada, Daronco entrará em campo para confirmar a condição de melhor árbitro do Gauchão 2018.
Vuaden comanda o jogo de volta no Estádio Bento Freitas, em Pelotas. Ele será auxiliado por Rafael da Silva Alves e Lúcio Flor. Jonathan Pinheiro e Anderson Farias serão quarto e quinto árbitros, respectivamente.
A escala não tinha como ser diferente. O apito está em boas mãos.