O duelo dos líderes será comandado por um árbitro que tem pouca experiência no Gauchão. David Baquini foi o escalado para a partida entre Caxias e Inter, nesta quarta-feira (24), às 21h45, no Estádio Centenário. O juiz será auxiliado por Maurício Penna e Max Vioni. O quarto árbitro será Daniel Noronha.
O juiz de 37 anos apitou somente dois jogos da competição na carreira, ambos no ano passado. O primeiro deles foi a derrota por 3 a 0 do Passo Fundo contra o São Paulo. O segundo foi o empate em 1 a 1 entre Grêmio e São José, que teve um gol irregular de Miller Bolaños. O atacante gremista recebeu passe de Lincoln e dominou a bola com o braço antes de driblar o goleiro para marcar. Esse erro, inclusive, retirou de Baquini a possibilidade de receber novas escalas em 2017.
Entendo que essa escala de arbitragem represente alguma preocupação pela dimensão do jogo. Talvez fosse o duelo para um sorteio com árbitros mais experientes. De qualquer modo, Baquini é um árbitro que tem como principal virtude o fato de ser disciplinador. Esse é um aspecto que precisará estar afiado para que consiga terminar bem o jogo desta noite.