A Fifa escolheu o melhor árbitro possível para a estreia do Grêmio no Mundial de Clubes. O alemão Felix Brych comanda a semifinal entre o tricolor gaúcho e o Pachuca, nesta terça-feira (12), às 15h, em Al Ain.
Ele é o principal juiz entre os escalados para a competição nos Emirados Árabes Unidos. Mais do que isso, Brych foi eleito o melhor árbitro do mundo em 2017 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Ou seja, nenhum outro nome poderia ser tão sinônimo de segurança quanto Felix Brych. Aposto todas as minhas fichas em um bom desempenho da arbitragem. Não há motivos para pensar diferente.
Estamos falando de um árbitro que apitou a decisão da última Liga dos Campeões entre Real Madrid e Juventus. Também conta com uma final de Liga Europa no currículo. Além disso, trabalhou na Copa do Mundo, em 2014, na Eurocopa, em 2016, e nos Jogos Olímpicos, em 2012. São mais 500 jogos oficiais e 115 partidas internacionais na carreira.
Nos útlimos três anos, Felix Brych esteve entre os cinco primeiros da lista do prêmio de melhor árbitro. Tenho certeza de que será um jogo de bom controle disciplinar. O juiz alemão demonstra muita tranquilidade em campo e tem muita frieza para tomar as decisões técnicas.
Brych é bastante econômico em relação aos cartões. Mostrou média de quatro amarelos e um total de sete vermelhos nos 32 jogos apitados em 2017. Vale o alerta de que o árbitro tem o perfil de não marcar faltas em qualquer choque entre os atletas e deixar o jogo rolar.
Escala de arbitragem para Grêmio x Pachuca
Árbitro: Felix Brych (ALE)
Assistente 1: Mark Borsch (ALE)
Assistente 2: Stefan Lupp (ALE)
Quarto árbitro: Malang Diedhiou (SEN)
Árbitro assistente de vídeo: Felix Zwayer (ALE)
Árbitro assistente de vídeo: Djibril Camara (SEN)
Assistente do árbitro assistente de vídeo: Clement Turpin (FRA)