A vitória por 3 a 0 do Barcelona sobre o Real Madrid teve um lance curioso. Messi perdeu a chuteira e estava descalço quando deu a assistência para o gol que fechou o placar.
O lance foi aos 47 minutos do segundo tempo. A chuteira direita do argentino se perdeu no gramado no momento em que ele driblava o brasileiro Marcelo. Sem o calçado e apenas com a meia no pé direito (observe na foto), Messi entrou na grande área e deu o passe para Vidal marcar.
Além de emblemática, a jogada de Messi gerou uma dúvida. Como a chuteira é equipamento obrigatório, o que o árbitro deve fazer em um lance como esse?
De acordo com as regras do futebol, se um atleta perder a chuteira no gramado, deve recolocá-la o mais rápido possível, mas se um gol ocorrer será validado.
— Se um jogador perder acidentalmente o calçado ou uma caneleira, deve recompor o equipamento logo que possível e, o mais tardar, na primeira paralisação do jogo; se, antes de o fazer, jogar a bola e/ou marcar um gol, o gol é válido — diz o texto da Regra 4.
Portanto, o passe sem chuteira de Messi foi legal. Ainda sobre a regra, são cinco os equipamentos obrigatórios dos jogadores de futebol:
1 - Camiseta com mangas;
2 - Calções;
3 - Meias – se for usada fita adesiva ou qualquer material na parte exterior das meias, deve ser da mesma cor da parte da meia em que é aplicada ou que cobre;
4 - Caneleiras – devem ser feitas de material apropriado, de modo a garantir uma proteção razoável e devem ser cobertas pelas meias;
5 - Chuteira.
* O goleiro pode usar calças compridas.