Em um jogo maluco, o Real Madrid venceu o Al Jazira por 2 a 1 e garantiu classificação para enfrentar o Grêmio na final do Mundial de Clubes. Não foi um jogo fácil para o árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci. A partida teve três gols anulados e muita polêmica envolvendo o uso do árbitro assistente de vídeo.
Dos três lances, a grande discussão esteve no segundo gol anulado do Real Madrid. A partida ainda estava empatada em 0 a 0. Aos 31 minutos do primeiro tempo, Casemiro disputa na área e o defensor do Al Jazira cabeceia contra o próprio gol. O lance foi invalidado por conta da participação de Benzema. Na hora do cruzamento, o atacante tinha posição de impedimento e acabou colocando o braço nas costas do zagueiro adversário no momento em que ele saltou na direção da bola.
Depois de alguma demora, Sandro Meira Ricci chegou a validar o gol. Posteriormente, fez o sinal do vídeo para indicar que a jogada seria revisada. O árbitro assistente de vídeo Artur Soares Dias, de Portugal, recomendou que o brasileiro fosse ao monitor que fica à beira do gramado. Ricci analisou, mudou de ideia e decidiu anular.
É importante pontuar dois aspectos. O primeiro é a opinião. Considero que Benzema participa do jogo ao interferir no adversário na disputa de bola. Portanto, entendo que houve impedimento de Benzema e o gol foi bem anulado. O segundo aspecto é a informação. O árbitro assistente de vídeo está ali para interferir em lances claros e inequívocos. Ou seja, a decisão da arbitragem não pode ser baseada em interpretação. O problema é que essa jogada abre margem para isso.
E se houvesse outro lance interpretativo no jogo? Ele seria avaliado pelo árbitro assistente de vídeo? Uma jogada opinativa semelhante seria revisada se ocorresse na final do torneio? Essas questões causam insegurança com relação ao trabalho do árbitro de vídeo.
O gol anulado do Al Jazira, aos dois minutos do segundo tempo, foi um bom exemplo de lance claro e que não deixa margem para interpretação. Em jogada de contra-ataque, Ali Mabkhout deu o passe para Boussoufa, que estava à frente da linha da bola. Basta parar o vídeo no momento do toque. Ou está impedido ou não está. Não há discussão. Esse gol representaria o placar de 2 a 0 para o Al Jazira e foi bem anulado.
O outro lance em que o Sandro Meira Ricci precisou anular um gol foi bem mais tranquilo. Aos 23 do primeiro tempo, Cristiano Ronaldo cometeu falta clara antes do toque de cabeça de Benzema.
Foi um jogo difícil para a arbitragem. Sem dúvida, o mais movimentado do Mundial de Clubes.